Atividade 02
ALUNA: GIANE DA SILVEIRA
DISSERTAÇÃO SOBRE O TEMA EUTANÁSIA
BALSA NOVA
2014
Este texto dissertativo tem como objetivo o posicionamento e a defesa científica de ponto de vista sobre o tem eutanásia.
O termo "eutanásia" significa "morte boa" ou "morte feliz". Os casos reais envolvem dor e angústia, porém o significado do termo nos traz um importante aspecto da eutanásia: a morte resultante da mesma é para benefício do paciente. Podemos assim dizer que a eutanásia consiste em produzir ou acelerar intencionalmente a morte de alguém para seu benefício.
Existem dois tipos de eutanásia, a ativa e a passiva, sendo que a primeira consiste em tomar medidas ativas que causem a morte. Já a segunda, abster-se de utilizar meios e oportunidades que impedem a morte.
Assim, quando a eutanásia é causada ativamente a pedido do paciente, estamos perante a prática de eutanásia ativa voluntária; quando a eutanásia é causada ativamente a um paciente que caiu em coma irreversível ou se encontra em estado vegetativo persistente, e o paciente não teve a oportunidade de exprimir esse desejo, estamos perante a prática de eutanásia ativa não-voluntária; quando um paciente exprimiu o desejo contrário, ainda que para seu benefício, e a eutanásia é praticada ativamente, estamos perante a prática de eutanásia ativa involuntária.
Existem também três tipos de eutanásia passiva, pois deixar morrer alguém a seu pedido é um caso de eutanásia passiva voluntária; deixar morrer alguém que não teve a oportunidade de exprimir esse desejo, quando se encontra em coma irreversível ou em estado vegetativo persistente, é um caso de eutanásia passiva não voluntária; deixar morrer alguém contra o seu desejo, ainda que para seu benefício, é um caso de eutanásia passiva involuntária.
Portanto, para melhor entendimento, os tipos de eutanásia são:
Eutanásia ativa voluntária;
Eutanásia ativa não-voluntária;
Eutanásia ativa involuntária;
Eutanásia passiva voluntária;
Eutanásia passiva não