Ativ
Gradinéia Aparecida Costa de Souza
A filosofia é uma ciência humana muito intrigante e complexa de ser entendida, já que exige o máximo de compreensão, análise, reflexão e sabedoria do ser humano, tudo esta direta ou indiretamente ligado a existência humana e ao mundo concebido. Pitágoras na busca de compreender o mundo como ao ligado a sabedoria entendia que aquele que buscava ser íntimo da sabedoria que agia e alcançava a mesma, era tido como amigo da sabedoria. Assim, a filosofia sendo a reflexão do homem sobre o homem, que busca por meios racionais chegar à explicação da existência do ser humano em suas relações e ambientes, no seu desenvolvimento a filosofia passa por três fases: a primeira caracterizada por ser uma ciência da natureza, a segunda denominada pela preocupação com a vida do homem em sociedade e a terceira objetiva apontar caminhos para felicidade humana, sendo estas fases definidas pela (cosmologia, antropologia e a ética).
Observa se que na idéia de Socrates a filosofia estava caracterizada pelas reflexões sobre o ser humano e não sobre a natureza como nas idéias pré- socráticos. Socrates figura de maior destaque na filosofia grego clássica, ele nada escreveu, mas andava pelas ruas de Antena conversando com pessoas interrogando as sobre suas crenças e levando as a perceber a transitoriedade de suas verdades.
Na idéia dos pré- socráticos como Tales de Mileto o importante é conhecer a natureza, com objetivo de entender e explicar os fundamentos racionais sobre o universo fazendo dele um espaço eterno em que os opostos se contrapõem e contrabalança dando equilíbrio à existência do mundo, ele afirma que tudo esta cheio de deuses, ou seja, que as qualidades que cercam o homem têm uma existência independente da vontade humana e o seu domínio esta fora do alcance humano. Para seu discípulo Anaximandro, o mundo não tinha apenas um princípio original, um elemento limitado e sim o ilimitado ou indeterminado, já