Atitudes e posturas no ambiente de trabalho
No decorrer da história, o mundo do trabalho passou por vários tipos de transformações. Estamos vivendo uma verdadeira revolução nas atividades humanas, após o advento da informática e da globalização. As novas tecnologias e as novas formas de conhecimento estão transformando, em definitivo, a sociedade contemporânea e, no centro destas transformações, encontram-se as empresas e as formas de organização do trabalho.
Durante este processo, há uma busca constante por novas estratégias – que conduzam as empresas a um nível mais elevado de eficiência e de eficácia. Essa busca por novas formas de organização do trabalho, novos estilos de comportamentos e novas estruturas organizacionais está modificando o contexto das organizações.
O atual panorama do mundo dos negócios sugere uma alta competitividade entre as empresas que, para alcançar as metas estabelecidas, procuram analisar o ambiente onde estão inseridas, estudar a concorrência atual e potencial e avaliar estratégias de parcerias. Internamente, procuram observar o comportamento dos colaboradores, como ponto de partida para entender sua forma de interação e a maneira como ocorre a troca informações.
Para se adequar à nova realidade, as empresas vêm investindo na busca de soluções e mudanças significativas, que se revertam em organizações mais dinâmicas e flexíveis, voltando sua atenção para o aumento da competitividade e para a valorização do “fator humano”. Já é possível perceber um interesse maior do empregador no desenvolvimento das habilidades de seus profissionais e na valorização de questões como participação, qualificação e comprometimento dos trabalhadores.
Na estrutura organizacional, sistemas e processos precisam ajustar-se a uma realidade mais dinâmica e complexa. É possível observar mudanças significativas na organização do trabalho, tais como políticas diferenciadas aplicadas a diferentes grupos de trabalho, com o aumento de uma série de exigências. Como