Imagem profissional
Elementos que compõem uma boa imagem profissional valorizada pelo mercado de trabalho.
Para começar é importante saber que em todos os lugares por onde você anda, ao cruzar com as pessoas, é quase inevitável imaginar quem e como são.
Do mesmo modo, sua imagem também é analisada por outras pessoas, especialmente em situações de trabalho e de seleção, em que há até profissionais especializados para tal tarefa.
No nosso dia-a-dia o primeiro contato que temos com outra pessoa costuma ocorrer quando a visualizamos.
Na rua, no trabalho, na universidade, no trânsito, nas festas, enfim, em todos os lugares por onde anda, você imagina como são as pessoas com quem cruza e, mesmo sem perceber, faz julgamentos sobre ela: “aquele homem tem um ar muito estranho, suspeito...”
Do mesmo modo, os outros imaginam quem você é a partir do primeiro contato com sua imagem.
Se você está sendo percebido, observado e analisado por sua aparência em todos os lugares e a todo instante, é fundamental ter alguma preocupação com a maneira de se vestir e se apresentar, a menos que não se importe sobre o que pensam de você e, mesmo nesse caso, é comum utilizar a aparência para transmitir essa idéia!
“A primeira impressão é a que fica!” Você com certeza já escutou essa expressão, não é mesmo?
Esse comportamento das pessoas, de imaginar e tirar conclusões à primeira vista, mesmo que vagas e imprecisas, sobre algo ou alguém, é bastante comum e geralmente não pode ser evitado, seja pelo instinto de defesa, seja pela necessidade de identificar os semelhantes e muitas outras razões.
Nos processos de seleção e nas situações de trabalho, o modo de se apresentar pode ser determinante na sua contratação e na sua permanência e ascensão.
Tudo depende de como você é percebido e interpretado, e principalmente para aqueles que entram em contato com você pela primeira vez sua apresentação será a principal referência, seu “cartão de visitas”.
Muitas vezes temos uma impressão