A imagem profissional
Trabalho apresentado à disciplina Ética Geral do curso de Direito, da FADIPA, da Fesp/Uemg.
_______________________
Examinador
PASSOS/MG ¬¬¬___/___/___
Á Deus pela vida,
Ao professor pelo ensino,
Aos nossos familiares pelo carinho e Aos amigos pela atenção.
AGRADECIMENTOS
Ao Professor Orientador André Lemos Fandiño, pelo encorajamento para superar os desafios.
A todos os participantes deste trabalho, que com o comprometimento e responsabilidade, tornou possível a sua realização.
A todos que, de alguma forma direta ou indireta contribuíram para a construção deste trabalho.
“O traje de um homem indica aquilo que ele faz; a maneira como caminha, aquilo que ele é”
Livro de Eclesiastes
RESUMO
Argumentar é expressar uma convicção, um ponto de vista, que é desenvolvido e explicado de forma a persuadir o ouvinte ou leitor. É a arte de procurar, em situação comunicativa, os meios de persuasão disponíveis. É a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou idéia. A argumentação surgiu em 427 a.C., na Grécia Antiga. Era denominada Retórica, que é a arte de usar a linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva. Existem dois tipos de argumentação, as quais são, a argumentação escrita, textual e a argumentação oral, falada. A escrita é por citação, comprovação e raciocínio lógico e a oral, através de discursos, que podem ser classificados por deliberativo, judiciário e demonstrativo.
Para que a argumentação tenha efeito positivo e para que dê um bom resultado, é preciso seguir algumas condições, as quais podem ser: ter definida uma tese, ter uma “linguagem