Atitude cientifica
GENÉTICA ANIMAL (Profa. Dra. Lilian Castiglioni)
1. Nas cobaias, o gene B para pelagem preta é dominante sobre b, que condiciona pelagem branca. Em outro locus (Locus L), a o padrão de pelagem produzido pode ser arrepiada ou lisa, dependendo da presença do gene L (produz a condição arrepiada). Qual é a PG e a PF esperada a partir do cruzamento entre dois diíbridos?
2. Nos roedores, o pelo curto é governado por um gene dominante (L) e o pelo longo por seu alelo recessivo (l). O pelo preto resulta da ação do genótipo dominante (B_) e os de cor marrom do genótipo recessivo (bb). Determine as proporções genotípica e fenotípica entre os descendentes do cruzamento de LlBb x LlBb.
3. As informações genéticas para as questões seguintes são encontradas no exercício anterior. (a) que porcentagem dos genótipos de F1 será pura (genótipos homozigotos)? (b) que porcentagem dos genótipos de F1 é heterozigota para somente um par de genes? (c) que porcentagem dos genótipos de F1 é heterozigota para ambos os loci? (d) que porcentagem genotípica de F1 poderia ser utilizada para cruzamentos-testes (homozigotos recessivos duplos)? (e) que porcentagem dos genótipos de F1 poderia ser utilizada para cruzamentos-testes do locus B? (f) que porcentagem entre todos os indivíduos de pelos curtos de F1 seriam marrons? (g) que porcentagem entre todos os indivíduos pretos de F1 serão puros para pelos curtos e pretos?
4. A cor preta dos pelos dos cães da raça Cocker Spaniel é governada por um alelo dominante B, e a cor vermelha por seu alelo recessivo b. O padrão de pelo uniforme é governado pelo gene dominante S, e o padrão malhado (com manchas brancas), pelo seu alelo recessivo s. Um macho de cor preta uniforme é cruzado com uma fêmea de cor vermelha uniforme e produzem uma ninhada de seis filhotes: 2 pretos e uniformes; 2 vermelhos e uniformes; 1 preto e malhado (com manchas brancas); 1 vermelho e malhado (com manchas brancas). Determine o