Atitude Cientifica
Método científico e Atitude cientifica.
Extraido de : Física Conceitual (9ª Edição)
Paul G. Hewitt
O físico Italiano Galileu Galilei e o filósofo inglês Francis Bacon são geralmente citados como os principais fundadores do método científico - um método extremamente efetivo em adquirir, organizar e aplicar os novos conhecimentos.
Baseado no pensamento racional e na experimentação, este método, introduzido no século dezesseis, funciona assim:
1
Identifique uma questão ou um problema.
2
Faça uma suposição culta - uma hipótese - em resposta.
3
Faça uma previsão das consequências que devem ser observadas se a hipótese estiver correta e que deveriam estar ausentes se a hipótese não fosse correta. 4
Realize experimentos para verificar se as consequências previstas estão presentes. 5
Formule a lei mais simples que organiza os três ingredientes - hipótese, efeitos preditos e resultados experimentais.
Embora este método clássico seja poderoso, a boa ciência nem sempre é feita
dessa maneira. Muitos avanços científicos costumam envolver tentativa e erro, experimentação sem uma hipótese clara, ou apenas mera descoberta acidental.
Observação disciplinada, entretanto, é essencial para perceber questões pela primeira vez e dar sentido às evidências. Mas mais do que um método particular, o sucesso da ciência deve muito a uma atitude comum aos cientistas. Tal atitude é a da investigação, experimentação e modéstia - a boa-vontade em admitir erros.
A Atitude científica
É comum se pensar num fato como algo imutável e absoluto. Mas em ciência, um fato é geralmente uma concordância estreita entre observadores competentes sobre uma série de observações do mesmo fenômeno. Por exemplo, onde foi uma vez fato que o universo era imutável e permanente, hoje é um fato que está se expandindo e evoluindo. Uma hipótese científica, por outro lado, é uma suposição culta que so-
mente é tomada como factual depois de