atitude cientifica
É o conhecimento acumulado no cotidiano o qual percorre o caminho que vai do hábito à tradição. Quando estabelecida, passa de geração para geração. O senso comum integra de um modo precário, o conhecimento humano.
Características do senso comum: São subjetivos, isto é, exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro; São generalizadores, pois tendem a reunir numa só opinião ou numa ideia coisas e fatos julgados semelhantes;
Em decorrência das generalizações, tendem a estabelecer relações de causa e efeito entre as coisas ou entre fatos; São qualitativos, pois as coisas são julgadas pelas pessoas como grandes ou pequenas, doces ou azedas, quentes ou frias, etc.
Por não compreender o que seja investigação científica tende a identificá-la com a magia, considerando que ambas lidam com o misterioso, o incompreensível; As certezas cotidianas e o senso comum de nossa sociedade ou de nosso grupo social cristalizam-se em preconceitos como os quais passamos a interpretar toda a realidade que nos cerca e todos os acontecimentos.
ATITUDE CIENTÍFICA CONCEITO.
É um sistema ordenado e coerente de preposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais complexo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias. A teoria científica permite que uma multiplicidade empírica de fatos aparentemente muito diferentes seja compreendida como semelhantes e submetidos às mesmas leis e vice-versa.
Características da atitude científica: É objetivo, isto é, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas; É quantitativo, isto é, buscam medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem ser diferentes; É homogêneo, isto é, busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes.
Só