atitude cientifica
O senso comum o subjetivismo que e o fato de exprimir sentimentos e opiniões individuais e de grupos que pode variar de uma pessoal para outra, levando em consideração também a condição em que esta se vivendo. Ele é qualitativo, ou seja, as coisas são julgadas como pesada ou leve, doce ou azedo, bom ou mal e etc. É heterogênea por se referir a fatos que julgamos diferentes, porque os percebemos como diversos entre si. Por exemplo, um corpo que cai e uma pena que flutua no ar são acontecimentos diferentes; sonhar com água e diferente de sonhar com uma escada, etc.
A ATITUDE CIENTIFICA
A atitude cientifica tem o objetivo de desconfiar da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de critica e da falta de curiosidade de coisas, o conhecimento cientifico se opõem as características do senso comum, por exemplo, ela e objetiva procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas, ela é quantitativa por buscar medidas padrões, critérios de comparação e avaliação para comprovar um fato
Ciências Humanas e Filosofia
“Se a Filosofia traz respostas quanto ao ser do Homem no mundo as Ciências Humanas têm de ser obrigatoriamente filosóficas caso pretendam ser científicas!”
Não existe a menor possibilidade de se ministrar aulas “neutras” em Ciências Humanas. O fundamento científico das Humanas reside precisamente em opiniões profundamente arraigadas (tanto que, via de regra, sequer como tal são reconhecidas!). Assemelhar o revolucionário ao criminoso contribui para o pensamento conservador. Por outro lado, anunciar o “pós-modernismo” como “a nova cara do velho demônio”, contribui para o humanismo, as teorias libertárias: nada pior aconteceu com a filosofia nas últimas décadas que esta invenção verdadeiramente diabólica: ressuscitar velhas teorias conservadoras recapeadas com nomes “simpáticos” como “neo” ou “pós”-seja-lá-o-que-for.
A Filosofia está na raiz das Ciências Humanas. Entre