Atitude cientifica
1 – O que é atitude científica e como opera?
2 – Que objeções foram feitas a possibilidade das ciências humanas?
3 – Explique o que é uma teoria científica e quais são seus pré-requisitos?
4 – O que é cientificismo? Porque é uma ideologia e uma mitologia?
5 – O que é razão instrumental?
6 – É possível falar em neutralidade científica? Por quê?
RESPOSTAS ELABORADAS:
1 - A atitude científica é a atitude de avaliação, comparação ou experimentação que permite as pessoas verificarem se as verdades correspondem à realidade, é a atitude de que possui o conhecimento cientifico ou deseja utilizá-lo. Opera por objetividade, quantitatividade e homogeneidade, é investigativa e diferenciadora.
2 – A subjetividade do objeto de estudo (ser humano) das ciências humanas foi vista como grande objeção para seu surgimento, pois a ciência lida com fatos observáveis, busca leis objetivas, opera por análise e lida com fatos objetivos. Como operar dessa forma com algo que é completamente subjetivo como o ser humano?
3 – É um sistema organizado de idéias e conceitos que explicam um conjunto de fenômenos, podendo ser testado por meio de experiências. Uma teoria científica é o maior grau de comprovação a que uma hipótese pode chegar. Para se formar uma teoria deve-se primeiro ter uma hipótese, quando essa hipótese passa a ser suportada por fatos, mas ainda sem confirmação por pesquisas ela passa a ser considerada uma tese, e por ultimo surge a teoria que para ser estabelecida deve ser comprovada por meio de experimentação.
4 – Cientificismo é a crença de que a ciência pode e deve conhecer tudo, e que de fato conhece tudo. É uma ideologia e uma mitologia, pois ao contrário dos cientistas que não param de enfrentar obstáculos, problemas e enigmas, o senso cientificista se abre numa ideologia e mitologia da ciência. De forma que a ideologia da ciência é a crença no