atps
São vermes achatados tipo folha, devido à ausência de sistema respiratório/circulatório. Apresentam simetria bilateral. O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.
Arquêntero - intestino, comunica-se com o exterior pelo blastóporo, orifício.
Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção.
Planarias.
Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.
Alguns Platelmintos são parasitas, entretanto, existem Platelmintos de vida livre. Esses vermes são triblásticos acelomados. Como conseqüências disso, não formam completamente alguns sistemas (respiratório e digestório). Outra conseqüência é a sua forma achatada. Suas células têm que ficar próximas ao meio externo (para respirar) e próximo ao intestino (para obter nutrientes).
Definições:
Triblásticos Acelomados: possuem três tecidos, a ectoderme, a endoderme e a mesênquima. Não forma completamente a mesoderme, o espaço situado entre a ectoderme e a endoderme é totalmente ocupado pela mesênquima.
Tênias, Planárias, Esquistossomos: são hermafroditas, tem sistema genital feminino e sistema genital masculino.
Ocelos: captam a diferença entre claro e escuro, mas não formam ou diferem imagens, atuam como olhos.
Órgãos auriculares: laterais da cabeça, servem para auxiliar o animal na localização do alimento. (no caso da planarias).
Vivem em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos, ou ambientes terrestres úmidos. Alguns são parasitas, parasitam principalmente mamíferos (ex: humano – solitária, lombriga). Seu tubo digestório é incompleto, possuem apenas uma boca, por onde ingerem