Aterro Sanitário
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TRF 2
ALUNO: LUIZ FELIPE ANDRADE PIRES DE SIQUEIRA
DISCIPLINA: CIENCIAS DO AMBIENTE
PROFESSOR: MAURÍCIO CAVALCANTI/LAÍS OLIVEIRA
RECIFE, 06 DE OUTUBRO DE 2014
Página 1 de 22
INTRODUÇÃO
Neste trabalho acadêmico, da disciplina "Ciências do ambiente", cursada na Faculdade Boa Viagem e ministrada pelos professores Maurício Cavalcanti e Laís Oliveira, será aprofundado o tema de meio ambiente com enfoque em alternativas para descarte, poluição e contaminação. Serão tomadas como base, aulas e os fóruns da disciplina, além de complementações de outras fontes de pesquisa.
Pode-se dizer que principalmente após a revolução industrial e o aumento do consumismo exagerado, torna-se necessário ter ciência e se conscientizar sobre onde vai parar o lixo que produzimos, este conceito e sua importância será visto com um foco especial para aterros sanitários. Por fim, ainda no tema Meio ambiente, serão abordados os conceitos e importância da
ISO 14000 para o meio ambiente e do EIA e RIMA.
DESENVOLVIMENTO
LIXO x RESÍDUO
Para entrar no conceito de aterro sanitário, é necessário primeiro entender o de lixo e de resíduo.
Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Parte dos resíduos gerados nas diversas atividades humanas ainda possui valor comercial, se for manejado adequadamente. Por isso, temos que adotar uma nova postura e encarar o resíduo como uma matéria-prima potencial. Só depois de esgotar as possibilidades de utilizar o resíduo de uma atividade para outra atividade é que podemos classificar esse material como lixo. Podemos dividir os resíduos em:
- Resíduos Perigosos: apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais por serem inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos e causarem doenças.
- Resíduos Perigosos: apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e