Aterro Sanitário
O aterro sanitário é um lugar para onde vai todo o resíduo sólido da cidade. Lá o lixo é aterrado em várias camadas sem causar danos aos moradores e ao meio ambiente.
Não sei exatamente o horário em que chegamos ao nosso destino, mais durante a viagem brincamos, rimos, conversamos e ocorreu tudo bem, mesmo porque o ônibus era muito confortável e seguro.
Enfim, o ônibus entrou ao aterro e nos deixou na porta do auditório, onde o nosso condutor Jairo começou sua palestra contando a “história” da porta do auditório que era um cofre gigante que foi encontrado no meio dos resíduos. Dentro da sala ele abordou vários assuntos, envolvendo temas voltados à sustentabilidade e meio ambiente e falando também sobre todo o processo que ocorria no aterro sanitário. E foi também no auditório que fizemos o nosso lanche e conhecemos um túnel muito interessante com materiais recicláveis e entre outras coisas legais que tinha lá dentro.
Depois disso voltamos para o ônibus para ir em direção às pilhas de lixo (esqueci o nome) para ver de perto tudo o que o Jairo e que a professora Márcia nos ensinou. Durante o caminho nós observamos a paisagem enquanto ele ia explicando (em um microfone que havia no ônibus) detalhadamente o processo que ocorria naquele lugar, ele falou sobre todas as etapas, explicou a diferença entre lixão, aterro sanitário e aterro controlado e esclareceu todas as nossas duvidas juntamente com a professora.
Chegando, nós descemos do ônibus e olhamos lá de cima aquela enorme pilha de lixo enterrado e todos nós ficamos deslumbrados com aquilo tudo apesar do fato de que o aterro estava desativado e de que os moradores estavam abrindo buracos nos muros para jogarem lixo lá dentro e invadindo o aterro para soltarem pipa em cima