Aterro sanitario
Geysiane¹, Manuela², Emília³.
RESUMO: Aterro sanitário é um espaço destinado à disposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos de diversos seguimentos, tais como, domésticos, comerciais, hospitalares, industriais. Os aterros são construídos, na maioria das vezes, longe do curso das cidades, devido ao mau cheiro e da possibilidade de contaminação do e solo e das águas subterrâneas. O aterro deve operar de modo a fornecer proteção ao meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVE: aterro sanitário, resíduos, contaminação.
1. INTRODUÇÃO:
2.
3. O principal objetivo do aterro é melhorar as condições sanitárias relacionadas ao descarte de dejetos urbanos com baixos investimentos e rápida implantação, visando diminuir os danos de degradação do meio ambiente.
4. Os aterros possuem um solo preparado para que não ocorra contaminação das áreas do entorno e monitora as emissões de gases provenientes da decomposição dos resíduos e a produção de chorume.
5. O aterro pode ser em valas que objetiva facilitar a operação de aterramento dos resíduos, deixando o terreno em sua topografia inicial. Ou aterro convencional, semelhante à formação de pirâmides, formado por camadas de resíduos, sobrepostas acima do nível original do terreno.
6.
7. METODOLOGIA:
8.
9. Por meio das pesquisas foi possível obter dados sobre o funcionamento de um aterro sanitário e calcular seu volume de lixo anual. Além de observamos os benefícios ecológicos e sociais. E os benefícios econômicos pelo aproveitamento do biogás, valorizado para geração de energia.
10. Para obtermos o volume anual de um aterro sanitário em m³ calculamos com a seguinte formula:
11. V= 365 x TD/PE
12. Dados:
13. TD = 700 ton./dia – Ribeirão Preto (Fonte: Jornal a cidade)
14. PE= 136,2 kg/m³ – Peso específico dos resíduos compactados no aterro.
15.
16. Com base nos dados acima calculamos um M-FILE no MATLAB:
17.
18.
19. RESULTADOS
20.
21. O