Aterramento
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 2012.2 N
O QUE É ATERRAMENTO? * ATERRAMENTE: O aterramento é o fio ou a barra de cobre que é enterrado e por onde passa a corrente elétrica.
PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO? * Para proteger pessoas e equipamentos elétricos. * Facilitar o funcionamento dos fusíveis, disjuntores, etc., através da corrente desviada para a terra.
TIPOS DE ATERRAMENTO: * Sistema TN-C:
Esse sistema, embora normalizado, não é aconselhável, pois o fio terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor. Somente optar pelo sistema TNC em último caso, isto é, quando realmente for impossível estabelecer qualquer um dos outros sistemas. * Sistema TT :
Esse sistema é o mais eficiente de todos. A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria, independente da haste de aterramento do neutro. * Sistema TN-S:
Terra e neutro são separados, ou seja, utiliza-se um fio para o neutro e outro para o terra. O fio neutro é aterrado na fonte, as massas são ligadas a um fio terra, que é ligado ao neutro. * Sistema IT:
É o sistema mais indicado quando se pretende evitar o corte automático ao primeiro defeito. * Sistema TN:
Utilizado principalmente em algumas instalações industriais e em redes onde é difícil conseguir boas ligações à terra ou não é viável a utilização de dispositivos diferentes.
* Sistema TN-C-S:
Esquema onde, em uma parte da instalação, um mesmo condutor tem a função neutro e terra, e na outra parte os condutores são separados.
QUAIS VALORES DE UM BOM ATERRAMENTO?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), definiu 4 níveis baseados na resistência do aterramento para se determinar sua qualidade. * Entre 0 e 5 Ohms —> Excelente; * Entre 6 e 15 Ohms —> Ótimo; * Entre 16 e 30 Ohms —> Aceitável; * Maior que 30 Ohms —> Condenado, ineficiente;
Bibliografia