Atenção e Consciência
Escreva repetidamente seu nome em um pedaço de papel, ao mesmo tempo em que imagina tudo o que possa recordar sobre o quarto em que você dormia quando tinha 10 anos de idade. Enquanto continua escrevendo seu nome e imaginando seu antigo quarto, faça agora uma viagem mental de consciência para prestar atenção em suas sensações corporais, começando por um dos seus dedões do pé e prosseguindo pela sua perna, cruzando seu tronco até o ombro oposto e descendo pelo seu braço. Que sensações você experimenta — pressão do chão, seus sapatos, suas roupas; ou mesmo dor em algum lugar? Você ainda está conseguindo escrever seu nome enquanto reconstitui as imagens recuperadas de sua memória e continua a prestar atenção às suas presentes sensações?
ATENÇAO E CONSCIÊNCIA
[Atenção] é a tomada de posse da mente, em uma forma clara e vívida, de um dos diversos objetos ou séries de pensamentos que parecem simultaneamente possíveis.... Implica o abandono de algumas coisas, a fim de ocupar-se efetivamente de outras.
- William James, PrincipIes of Psychology
Você pode ter achado difícil a tarefa precedente, mas não impossível. O que torna difícil essa tarefa, ainda que possível? A atenção é o fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do enorme montante de informações disponíveis através de nossos sentidos, de nossas memórias armazenadas e de outros processos cognitivos. Por exemplo, apesar de lhe ser disponível a lembrança de onde dormia quando tinha 10 anos de idade, provavelmente não processou, muitas vezes, essa informação ativamente. De maneira semelhante, você geralmente dispõe de uma abundância de informações sensoriais (p. ex., em seu corpo e em sua visão periférica, neste preciso momento), mas presta atenção apenas a uma quantidade limitada das informações sensoriais disponíveis em um dado momento (ver Figura 3.1).
sensações processos controlados
+ (incluindo a consciência)
memórias