Atividade de Psicopatologia
Capítulo 9
Questões de revisão
1ª) Cite as principais limitações de uma psicopatologia das funções psíquicas comportamentalizadas.
Segundo o texto, as principais limitações são que não existem funções psíquicas isoladas e alterações psicopatológicas comportamentalizadas desta ou daquela função, pois é sempre a pessoa na sua totalidade que adoece, e não apenas uma parte dela, a Psicopatologia é uma ciência “a duas vozes” que leva em consideração pelo menos dois seres humanos, onde o que vai contar não são os sinais e os sintomas, mas, sobretudo o fundo mental humano do qual ambos procedem e no qual se realizam. A questão da descrição dos sintomas psicopatológicos também é outra limitação, pois elas seriam a descrição mecânica e irreflexiva dos sintomas, um exercício classificatório vazio, sem indicar o essencial que é a significação dos fenômenos. E, portanto, as alterações das funções isoladas constituem em última análise, objeto da neurologia, da neuropsicologia ou da neurofisiologia, mas não da Psicopatologia, pois ela vê o todo.
2ª) Qual a importância segundo Monedero (1973) dos quadros nosográficos para dar sentido aos fenômenos particulares (sintomas isolados)?
Segundo Monedero (1973) eles são importantes porque são estruturas totalizantes onde os fenômenos particulares adquirem sentido, pois uma pessoa que tem esquizofrenia tem alucinações diferentes da de uma pessoa que sofreu intoxicação alimentar, pois o primeiro tem esse sintoma como parte do quadro psicopatológico do qual sofre, diferente do segundo, que adquiriu essas alucinações por conta de uma alimentação inadequada.
Capítulo 10
Questões de revisão
1ª) Estabeleça a diferença entre as três acepções possíveis em língua portuguesa, para a definição da palavra “consciência”.
As três acepções para a definição da palavra “consciência” na língua portuguesa são:
A definição neuropsicológica que emprega o termo consciência no sentido de