Atendimento
SEU PUBLICITÁRIO FAVORITO
O Atendimento é uma figura indispensável dentro da Agência. É importante caracterizá-lo como elemento fundamental de ligação entre a empresa anunciante e a Agência.
O Atendimento pode ser mal julgado como o núcleo que não faz nada dentro da Agência, mas pelo contrário, é uma espécie de “faz tudo”, tanto é que leve o crédito da criação das Agências de Propaganda. Como já se sabe, a propaganda começou a aparecer no período da Segunda Guerra Mundial, a não ser nos Estados Unidos, que já era veiculada um pouco antes. E foi iniciada pelos agenciadores de anúncios, que funcionavam como uma extensão autônoma dos departamentos comerciais dos jornais e de revistas. Conforme foram evoluindo, esses agenciadores montaram escritórios de propaganda, estes evoluíram para Agências e essas continuaram evoluindo para empresas de prestação de serviços totais em comunicação.
Por muito tempo esses profissionais de atendimento foram conhecidos como contatos, como que reduzindo a importância desse elemento. Pelo contrário, ele representa a ligação entre o anunciante e os diversos departamentos da Agência.
O atendimento deve conhecer muito bem o negócio do cliente, assim como saber ouvir e estar ligado no universo do cliente, além de tudo precisa ter a habilidade de conduzir as negociações com o cliente. É o que se chamaria de advogado do cliente dentro da Agência, e o embaixador da Agência para o cliente.
Deve ser esclarecido que o Atendimento irá interpretar e ordenar as informações, e também que o briefing elaborado pelo Atendimento não é, necessariamente, o mesmo briefing fornecido pelo cliente, com a diferença que o do cliente tende a ser mais amplo e a do Atendimento a síntese tende a ser mais bem elaborada possível.
INTERAÇÃO PLANEJAMENTO X CRIAÇÃO X MÍDIA
Um antigo comercial de TV mostrava uma discussão entre instrumentos de uma orquestra: o piano dizia ser o mais importante, o violino dizia que era ele, a tuba