Atendimento no aeroporto
Definição
Faz parte de um conjunto de reações conhecidas como anafilazia sistêmica. Ocorre este tipo de reações incomuns em indíviduos previamente sensibilizados após uma segunda exposição a antígenos ou substância alergênica.
Etiologia
· As manifestações mais frequentes são coceira, urticária e angioedema na região do rosto.
· Insuficiência respiratória, com dois padrões. A primeira ocorre por asfixia devido à obstrução das vias aéreas superiores e o segundo por obstrução brônquica intensa (semelhante a crise de asma).
· Vasos da microcirculação , resultando na queda de pressão, associada à perda de consciência.
· Arritmias cardíacas, podendo ocorrer infarto.
· Sintomas gastrointestinais, que raramente acontecem.
· Sintomas de distúrbios do sistema nervoso central.
· Distúrbios da coagulação.
Fisiopatologia
· Na anafilaxia, a reação é de natureza sistêmica - ocorre após a administração de cocentrações mínimas de material ofensor e é potencialmente fatal.
· O contato com um antígeno para o qual foi previamente sensibilizado com microorganismos, fármacos, alimentos, pode carrear em um choque anafilático.
· Reação de hipersensibilidade tipo I: Os antígenos combinam-se com anticorpos, prejudicando a liberação de substâncias pelo organismo, como a histamina. Os efeitos dessas substâncias incluem constrição de músculo liso (o que leva a um fechamento das vias respiratórias), aumento da permeabilidade vascular (o que leva à inchação de pele e mucosas como boca e olhos) e alteração de tônus vascular sistêmico e pulmonar (com desmaios e diminuição da pressão arterial).
· Vasodilatação, diminuição do retorno venoso, perda de permeabilidade vascular, diminuição do DC e da PA são acentuadas, podendo ocorrer óbito.
Aspectos Clínicos
· As manifestações mais frequentes são coceira, urticária e angioedema na região do rosto.
· Reações alérgicas graves e asma.
· Desmaio
· Intoxicação
· Devido a rapidez de instalação do quadro, os