Atendimento Familiar
Atendimento Familiar, orientações sobre internação, orientação sobre interdição judicial.
Contatos telefônicos com instituições de tratamento para usuários psiquiátricos para verificação de vaga para internação.
ANALISE CRITICA DA REALIDADE
2) Reflexão, análise e fundamentação teórica
Buscando historicamente, a família sempre esteve presente na atuação do Serviço Social, e um dos desafios da profissão é buscar metodologias para trabalhar a família como um grupo, com necessidades únicas, próprias e que venham ao encontro dos objetivos familiares.
A prática profissional dos assistentes sociais com famílias é um processo que vem evoluindo ao longo da história da profissão, o que leva a buscar metodologias de atendimento mais eficientes e eficazes. O processo de trabalho no serviço social, segundo Iamamoto ( 1997, p.43), é pautado no instrumental técnico operativo utilizado pelo referido profissional. Esse instrumento não compreende apenas o arsenal de técnicas e metodologias utilizadas para a efetivação do serviço, mas também uma bagagem teórica metodológica(conhecimento, valores, habilidades, herança cultural). Assim, esta base teórica metodológica é constituída pelos “recursos essenciais que o assistente social aciona para exercer o seu trabalho” (Iamamoto, 1997, p.43:44), a fim de clarear a leitura da realidade, direcionar melhor sua ação e tentar molda-la.
O atendimento social é um dos instrumentos técnico-operativo necessário à prática do assistente social, pois permite o conhecimento da família, e as necessidades expostas por elas. Através do atendimento social familiar pode-se desenvolver na família uma conscientização da situação que ela se encontra, bem como responsabilizar e implicar as famílias no processo de mudança, assegurando o acompanhamento social das mesmas, contribuindo para a construção da sua autonomia e autoestima.
3) O que destacaria de importante para ser analisado e quais seus