conceitos básicos de comercio internacional
Balanço de Pagamentos – Registro das Contas Nacionais. Nele são registradas todas as entradas e saídas de moeda estrangeira no país. O balanço de pagamentos é composto por 2 grandes contas: conta corrente e conta capital. A conta corrente é subdividida em 3 sub-contas: balança comercial, serviços e transferências unilaterais.
Balança Comercial – Registro dos valores referentes às compras e vendas externas de bens tangíveis. O saldo dos valores referentes às exportações, menos os valores referentes às importações, definem o saldo da balança comercial. A balança comercial brasileira tem especial importância para a economia nacional, uma vez que viabiliza os pagamentos externos do país, em especial no que se refere ao pagamento dos juros relativos à dívida externa.
Risco País - O risco país é um índice denominado Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+) e mede o grau de "perigo" que um país representa para o investidor estrangeiro. A interpretação dos investidores é de que quanto maior a pontuação do indicador de risco, mais perigoso fica aplicar no país. Assim, para atrair capital estrangeiro, o governo tido como “arriscado” deve oferecer altas taxas de juros para convencer os investidores externos a financiar sua dívida – ao que se chama prêmio pelo risco.
O risco país é calculado por agências de classificação de risco e bancos de investimentos. O banco de investimentos americano J. P. Morgan, que possui filiais em diversos países latino-americanos, foi o primeiro a fazer essa classificação. Deve-se enfatizar que o equivocadamente denominado Risco-País não é uma taxa de risco, mas um spread. Ele é definido e calculado pela simples diferença entre duas taxas de juros: a do país, e a dos títulos do governo americano (ambas na mesma moeda), usada como taxa-padrão.
Tecnicamente falando, o risco país é a sobretaxa que se paga em relação à rentabilidade garantida pelos bônus do Tesouro dos Estados Unidos, país