Atendimento Educacional especializado no contexto da educação Básica.
1- De acordo com o capitulo três do livro, em 2011, a Presidente Dilma Rousseff assinou o decreto presidencial n. 7611\ 11 que define o público alvo da educação especial. Quais seriam de acordo como referido decreto, os estudantes a quem se destinariam os serviços de apoio especializado?
Com os estudos realizados, vimos que o atendimento educacional especializado não é tão recente assim, pois desde a década de oitenta, esse já havia mencionado. Com o passar do tempo e as transformações da legislação brasileira, foi-se encontrados documentos que eram denominados, como política nacional de educação especial( Brasil, 1994), esse estabelecia a clientela a ser atendida. Nessa clientela, estavam incluídas as crianças com deficiência auditiva, física, mental e de deficiências múltiplas.
Diante dos fatos mencionados, no ano de 2011, foi instaurado o decreto n. 7611 (Brasil, 2011) o qual reafirmava a necessidade de garantir atendimento especializado a todos os alunos que necessitavam desse atendimento, com isso, todos os alunos com deficiência e transtornos, ficam amparados por lei o direito desse atendimento.
Art. 2o A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e de altas habilidades ou superdotação[...].(Brasil, 2011)
Portanto, esse decreto define também, o atendimento especializado aos alunos envolvidos na acessibilidade e aos atendimentos pedagógicos organizados pela instituição escolar, e trouxe também a possibilidade de desenvolver o atendimento educacional especializado na rede regular de ensino.
2- No capitulo seis do livro, a autora trata do atendimento especializado na área de surdez. Tendo por base esse capitulo responda: 1) o que significa a sigla TILS; 2) qual o papel