Atendimento ao paciente hipoglicêmico
ATENDIMENTO AO PACIENTE COM HIPOGLICEMIA
CONCEITO
Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos – com ou sem sintomas – para valores abaixo de 60 a 70 mg/dL.
CAUSA
Os indivíduos que variam muito seu padrão de dieta e exercício físico, que têm longa duração do diabetes, ou que apresentam neuropatia diabética grave têm um maior risco de hipoglicemia, além daqueles que apresentaram uma ou mais hipoglicemias graves recentemente. As situações de risco são: atraso ou omissão de refeições, exercício vigoroso, consumo excessivo de álcool e erro na administração de insulina ou de hipoglicemiante oral.
SINAIS E SINTOMAS
Geralmente essa queda leva a sintomas neuroglicopênicos (fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma, convulsão) e a manifestações de liberação do sistema simpático (sudorese, taquicardia, apreensão, tremor).
PROCEDIMENTO
Coletar história clínica e avaliar sinais e sintomas do paciente;
Realizar o monitoramento da glicemia capilar conforme procedimento
operacional padronizado e verificar no equipamento (glicosímetro), o valor aferido;
Se apresentar nível glicêmico com valor abaixo de 70 mg/dL, este deve ser considerado HIPOGLICEMIA;
Entre em contato com a Central de Regulação Médica, comunique o resultado e aguarde orientação médica para o cumprimento do protocolo de hipoglicemia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/programas/samu/aulas/protocolo_hipoglicemia.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de
Atenção Básica .Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
64 p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 16- Série A. Normas e Manuais Técnicos).