aTENCAO FARMACEUTICA EM HIPERTENSAO ARTERIAL
Pós-graduação em Atenção Farmacêutica
Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG
Palmas - Agosto/2013
RESUMO
A hipertensão arterial é uma doença crônica que tem se tornado um problema mundial de saúde pública, apresenta níveis elevados das pressões sistólica e diastólica, considerando um dos fatores de riscos principais para doenças cardiovasculares, onde tem sido foco de atenção especial dos profissionais de saúde, se destacando a atenção farmacêutica , no qual o farmacêutico assume papel importante tendo como principal finalidade melhorar a qualidade de vida do paciente que faz uso de medicamentos. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do acompanhamento do profissional farmacêutico com o paciente hipertenso para obter uma melhor adesão ao tratamento visto que a Hipertensão Arterial é uma doença crônica e muitas vezes podem ser assintomática, e necessita de um acompanhamento com o farmacêutico e a família.
Palavras chave: hipertensão, atenção farmacêutica, paciente
1. Introdução
A hipertensão arterial (HA), conhecida popularmente como pressão alta, é uma das cardiopatias de maior prevalência no mundo, e que mais causam complicações clinicas e leva a óbito. (MION, PIERIN e GUIMARÃES, 2001 apud SOUSA e BERTONCIN, 2008:225). É uma doença crônica assintomática, sendo responsável diretamente e indiretamente pela morbidade e mortalidade de muitos pacientes. (STEFANINI, KASINSKI e CARVALHO, 2004 apud SOUSA e BERTONCIN, 2008:225).
“No Brasil a Hipertesão Arterial acomete aproximadamente 17 milhões de pessoas. Sendo que 35% da população atingem a faixa etária de 40 anos acima, e este numero vem crescendo, sendo cada vez mais precoce, atingindo crianças e adolescentes”. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006:7) Segundo Sena (2013, p.117), em geral, a elevação da pressão arterial ocorre de forma lenta e