Administração e Engenharia de Produção
A formação em Engenharia de Produção tem duração de cinco anos e baseia-se no conhecimento tecnológico próprio à Engenharia e dos princípios ligados à administração de processos produtivos. Utiliza o conhecimento dos processos produtivos e tecnológicos para aumentar a produtividade, fundamentalmente trabalhando em indústrias.
O engenheiro de produção pode gerenciar processos de estocagem de materiais, considerar custos envolvidos na produção, indicar maquinários que possam otimizar o desempenho da empresa, administrar o trabalho dos funcionários da empresa, sem perder a possibilidade de enxergar a qualidade do produto.
Observe que diferentes faculdades podem oferecer o curso de engenharia de produção com ênfases em diferentes setores como o civil, mecânico ou agroindustrial. Procure identificar tais ênfases nas faculdades de seu interesse.
Administração é uma profissão que se dirige ao planejamento e controle de processos ligados à organização, condução e gestão de processos empresariais, nas áreas de recursos humanos, financeira, de logística (estoques, compra e venda de mercadorias e serviços), de infraestrutura (maquinário, serviços de telefonia e informática, segurança, etc), entre outras.
O foco deste profissional recai sobre o estabelecimento de rotinas, fluxos e controles de atividades e informações. Pode cuidar do desenvolvimento de um clima organizacional motivador, de colaboração e respeito.
A formação em Administração ocorre em quatro anos e permite o ingresso no mercado de trabalho em quase todas as empresas e indústrias. No entanto, observe que a imagem de que o mercado á amplo e que o administrador pode fazer qualquer coisa é em parte enganosa. Note que esta é uma das áreas que mantém o maior número de cursos de graduação e que forma milhares de profissionais anualmente, o que indica grande competitividade pelas melhores vagas ao mesmo tempo em que força a redução de salários na média das oportunidades.