Atenção farmacêutica ao paciente portador de hipertensão arterial e diabetes
Atenção Farmacêutica ao paciente portador de hipertensão arterial e diabetes
Tipo:
Temas de revisão
Eixo:
Cuidado individual, familiar e comunitário
Tema:
Educação em Saúde / Educação Popular
Resumo:
Introdução: A atenção farmacêutica tem por finalidade, aumentar a efetividade do tratamento medicamentoso, sendo um dos principais instrumentos no controle da administração de medicações na forma correta por portadores de diabetes e hipertensão arterial. Estas representam um importante problema da saúde pública atual, portanto o acompanhamento farmacoterapêutico se torna uma ferramenta útil nestes casos.
Objetivos: A presente pesquisa tem como objetivo destacar a atenção farmacêutica em conjunto com a equipe multidisciplinar, como um fator relevante na promoção da saúde e aumento da efetividade no tratamento do paciente portador de diabetes mellitus e hipertensão arterial.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, realizada através de busca de artigos indexados nos bancos de dados “Scielo”, “e “Bireme”, utilizando-se os descritores, “Atenção Farmacêutica”, “Diabetes M ellitus” e “Hipertensão”, publicados entre os anos de 2008 a 2012.
Resultados: Os estudos apontam que tais doenças são consideradas graves problemas da saúde pública brasileira, devido ao seu potencial de morbimortalidade, e grande parcela apresenta diabetes associada à hipertensão. Os principais problemas citados estão relacionados a erros de administração, desinformação sobre a doença e o uso inadequado dos medicamentos prescritos, pois apenas o acesso a esses não é capaz de garantir a adesão ao tratamento por parte do usuário. Torna-se necessário assim, atingir as necessidades do usuário para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso, realizando intervenções farmacêuticas, gerando resultados satisfatórios na eficácia dos tratamentos diabetes e hipertensão.
Conclusão ou Hipóteses: Nota-se, portanto que a prática da