Ate que ponto a teoria de bourdieu se aplica a nossa realidade
Tutor a distancia..e disciplina
Cidade data apresentaçao e publicação..
A filosofia é ciência ,conhecimento das coisas pelas causas ,pelas razões : a saber como ciência nos diz que a coisa conhecida não só é assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim e distingue-se do saber vulgar ,da opinião , que nos diz que as coisas conhecidas estão de uma determinada maneira , mas não dá razão pela qual estão necessariamente assim.Dai o saber vulgar , a opinião ,não ser estável e segura,mesmo quando verdadeira .A filosofia , portanto , ainda que coincida , materialmente , com o assim chamado bom senso ,senso comum que pertence a opinião,dele formal e essencialmente se diferencia pela sua certeza absoluta.
Princípios fundamentais da filosofia
INTRODUÇÃO
A educação de filosofia no ensino médio possui uma finalidade legal. Contudo, não é evidente a decorrência dessa finalidade legal a partir meramente do ensino de um currículo de filosofia. Isso porque existem diversas propostas metodológicas as quais podem não alcançar o objetivo em questão, fazendo-se necessário, portanto, avaliá-las. Também, não é evidente a eficácia do ensino em sala de aula de um currículo idealizado tendo em vista o seu fim, desse modo, cabe buscar um modo pelo qual a aprendizagem seja facilitada.
O texto parte de uma concepção de filosofia a qual é aproximada a uma proposta de currículo. A partir disso, são examinadas duas dificuldades a serem enfrentadas: a correspondência com a legislação brasileira referente ao ensino de filosofia e a sua efetividade em sala de aula. Por fim, é defendida uma proposta baseada na aplicabilidade da filosofia que visa dar conta de tais dificuldades.
DESENVOLVIMENTO SINTÉTICO
Os PCN2 apresentam uma concepção de filosofia que, grosso modo, diz que apesar da existência de diversas correntes filosóficas, há uma essência comum entre elas correspondente à sua natureza reflexiva. Essa natureza da