Teoria de pierre bourdieu com o sistema educacional no brasil: “até que ponto a teoria do autor se aplica à nossa realidade?”.
Sala de aula e-mail ou cpf Conhecimento para mudar sua vida
•••••
esqueci minha senha
ok Cadastre-se
O que você quer aprender?
Cursos Online ∇ Pós-Graduação
buscar
Atendimento até as 24h
Ligação grátis 0800 707 4520
Atendimento online
Atendimento por e-mail
R$
Idiomas Online
Concursos Públicos
Faça uma Assinatura
Para sua Empresa
Artigos de
Pedagogia
Home › Pedagogia › Artigos
Desenvolvimento Psicológico segundo Vygotsky: Papel da Educação [1]
1 de janeiro de 2008
1
Tw eet Recomendar 7
definir tamanho aA
aA
Márcio Pereira Professor de Psicologia do Curso Normal Superior (CNS). Psicólogo e mestrando em Educação – UNISAL/SP. RESUMO: Esta exposição se divide em dois momentos distintos. A primeira parte visa explicitar algumas reflexões sobre o desenvolvimento psicológico, caracterizando os conceitos de ação internalizada e zona de desenvolvimento proximal. Na segunda parte, fazem-se algumas considerações acerca da influência da educação no desenvolvimento psíquico.
A NATUREZA SOCIAL E CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO Na formulação da teoria sócio-histórica, Vygotsky nos aponta bases para novos olhares entre o plano social e individual da ação e nos mostra que o desenvolvimento psicológico se dá no curso de apropriação de formas culturais maduras de atividade. Além do mais, traz uma grande contribuição para a educação, na medida em que discute sobre as características psicológicas tipicamente humanas, suscitando questionamentos, diretrizes e formulações de alternativas no plano pedagógico. Ao dizer que o sujeito constitui suas formas de ação em atividades e sua consciência nas relações sociais, Vygotsky aponta caminhos para a superação da dicotomia social/individual, pois a ação do sujeito é considerada a partir da ação entre sujeitos e o