Atividades Práticas Supervisionadas Fundamentos Filosóficos da Educação
A importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implantação desta disciplina no currículo escolar
A Filosofia é de relevante importância para a sociedade uma vez que trata de visar o desenvolvimento do pensamento humano, em grande parte do desenvolvimento do pensamento humano e com a filosofia, aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores. É de grande importância na sala de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano.
Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores uma vez que as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática. As instituições de ensino procuram apresentar resultados de modo que os estudantes possam compreendê-los e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada.
Como essa é uma matéria de difícil aceitação e compreensão, a solução habitual é procurar substituir a filosofia, pela historia da filosofia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ou sociológica. O que está sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia o estudante tem de compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia bem como saber discutir por si os problemas, teorias e seus argumentos.
Cabe à filosofia estimular e ajudar os estudantes a pensar por si nos problemas, teorias e argumentos da filosofia. Estimulando, perguntando-lhe o que pensa sobre os problemas do livre-arbítrio, ética e sendo ajudado com instrumentos filosóficos. Sem esses instrumentos filosóficos adequados o estudante fica reduzido à opinião do senso comum.
Como a filosofia traz diferentes tipos de interpretações possíveis da realidade, e com isso a reelaboração de conceitos do senso