AT 3c EaD no Brasil
O modelo atual de Educação a Distância teve seu conceito previsto originalmente por Manuel Castells no livro “A sociedade em Rede”, nele o autor regulamenta as circunstancias de como as novas tecnologias da informação interferem nas estruturas sociais. No decorrer da história os meios midiáticos tiveram grande importância como transformadores sociais desde a criação do texto impresso passando por sua evolução e atuando como sinalizador da mudança de século, a exemplo do rádio no século XIX, da TV no século XX, e marcando a passagem para o século XXI todas as formas de mídia convergindo para os computadores e a Internet.
Muito difundidos no Brasil durante as décadas de 70 e 80 a Educação a Distância vem caminhando a passos largos para o novo arquétipo no modelo de educação.
1800s – início dos 1900 É dado início à Criação de diversos programas de educação à distância através de material impresso, direcionados tanto para o o ensino regular como para o profissionalizante, enviados por correio e utilizados como forma de atingir populações que residam à grandes distâncias, principalmente no meio rural.
O conceito de Educação a Distância teve sua concepção no século XIX em meio a revolução industrial, tinha como propósito a formação técnica de trabalhadores para as fabricas sem que para isso se fizesse necessário altos investimentos em salas de aula, assim como a demanda por tempo, já que os trabalhadores poderiam estudar em casa nas suas horas vagas.
1970 - Criação do Projeto Minerva
O projeto Minerva, batizado assim em homenagem à deusa grega da sabedoria, foi criado no dia 29 de setembro de 1970, e teve funcionamento pleno até os idos dos anos 80. Foi uma proposta do governo militar de ensino a distância através do rádio, sendo este o instrumento escolhido devido ao seu baixo custo, e que contou com cobertura nacional, foi capaz de fazer transmissões em rede a locais que não recebiam sinais de rádio de outras regiões. “Num país onde