aSTERIX
O Asterisk é um Software Livre, portanto de código aberto, que implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia de VoIP.
Inicialmente desenvolvido pela empresa Digium, hoje recebe contribuições de programadores ao redor de todo o mundo. Seu desenvolvimento é ativo e sua área de aplicação muito promissora.
Baixando e Instalando
Usando GNU/Debian basta usar o apt-get para ter uma instalação funcional do Asterisk em poucos minutos: apt-get install asterisk
Obtendo e compilando o Asterisk[editar]
Para baixar os arquivos pelo SVN nos servidores da digium
# cd /usr/src/
# svn checkout http://svn.digium.com/svn/asterisk/trunk asterisk
# svn checkout http://svn.digium.com/svn/zaptel/trunk zaptel
# svn checkout http://svn.digium.com/svn/libpri/trunk libpri
Para compilar o zaptel
# cd /usr/src/zaptel
# make clean
# make
# make install
O comando make clean é usado para limpar os arquivos binários já compilados de tentativas anteriores, não é necessário usá-lo se você está compilando pela primeira vez.
Para compilar o libpri
# cd /usr/src/libpri/
# make clean
# make
# make install
Para compilar o Asterisk
# cd /usr/src/asterisk/
# make clean
# make
# make install
# make samples
# make config
# make POG
O comando make samples instala os exemplos de arquivos de configuração. O comando make config instala os scripts que iniciam o asterisk na inicialização da máquina
Obs. sobre potenciais problemas: Iniciantes no linux: o símbolo "#" é o prompt do linux para o usuário root, ou seja, que os comandos serão executados como usuário root, não devendo ser digitado o mesmo caractere.
Downgrade: Se não é a primeira instalação do asterisk, e você está reinstalando uma versão estável anterior sobre uma CVS head apague todas os arquivos da pasta /usr/lib/asterisk/modules/ e /usr/include/asterisk antes de reinstalar ou o asterisk não iniciará corretamente.
# rm -rf /usr/lib/asterisk/modules/
# rm -rf