Assédio Moral
Disciplina: Gestão de Pessoas
Docente: Suely Couto
Discente: Thomaz R. L. Paixão
ASSÉDIO MORAL
Quantas vezes nos deparamos com um chefe pseudo-intelectual que em dias promissores, vem com delírios, determinações e imposições que sabemos não ser legais, porém acatamos com receio de perder o emprego! Pois bem, não devemos tolerar tal situação, mas denunciar esses gusanos da sociedade que carregam consigo os problemas de uma convivência familiar e social não condizente com a democracia instituída nesse país.
O assédio moral constitui um dos maiores temas dentro da atualidade no que se refere ao trabalho, e ao trabalhador. Na realidade a questão é tão antiga quanto o trabalho na Idade Media, porém sua manifestação jamais se deu de uma forma tão clara como agora no século XXI. A importância desse tema é realçada pelas seguintes organizações: Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial e Saúde (OMS) segundo os quais a disseminação no ambiente de trabalho terá como conseqüência o fato de que as relações de trabalho, nas duas próximas décadas serão caracterizadas por depressão, angustia e outros danos psíquicos.
O assédio moral consiste na exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, geralmente repetitivas e prolongadas, durante o horário de trabalho e no exercício de suas funções, situações essas que ofendem a sua dignidade ou integridade física. Cabe destacar que, em alguns casos, um único ato, pela sua gravidade, pode também caracterizá-lo.
Pode-se dizer que o assédio é toda e qualquer conduta por meio de gestos e até mesmo palavras que venham a ofender a personalidade, dignidade física e psíquica do trabalhador no ambiente de trabalho. Pondo em risco seu emprego ou degrada o ambiente de trabalho.
Assédio moral consiste na exposição de trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras. O objetivo do assediador pode ser de regra é direcionar o trabalhador a pedir