Assédio moral no trabalho
RESUMO
A violência no ambiente de trabalho tem aumentado em todo o mundo. Algo vem chamando bastante a atenção é o assédio moral, que causa impacto na vida pessoal, familiar e social do trabalhador. Não se trata apenas de uma questão individual, pois ela ocorre em todo universo organizacional. O assédio submete o trabalhador a constantes humilhações, perseguições e maus tratos, abalando gravemente sua saúde física e psicológica. Para isso, defende-se a ideia de valorização da pessoa do trabalhador e de um ambiente de trabalho sadio, de forma a prevenir e evitar eventuais manifestações de pânico psicológico, sendo este encargo do empregador, ou seja, como sujeito responsável pela direção do ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Assédio Moral. Ambiente de trabalho. Vida.
1 INTRODUÇÃO
O assunto tem chamado à atenção das partes jurídicas e políticas, isso porque nossa população está ligada aos assuntos que trazem direitos aos trabalhadores, sua ocorrência pode ser vista desde o início do trabalho assalariado. Embora este fenômeno seja uma realidade antiga, no ambiente de trabalho atualmente, favorece sua instalação.
Observa-se que o trabalho deixou de atender apenas as necessidades primárias da família, tornando-se cada vez mais um lugar de afirmação de status social, obrigando o trabalhador a vestir a camisa da empresa para defender seu posto da concorrência do mercado de trabalho. O estudo tem o intuito de buscar determinados conceitos para o assédio moral, discorrendo sobre suas formas e características.
O assédio moral é, portanto configurado através de uma procedimento abusivo, sendo esta caracterizada através de gestos, palavras, comportamentos, que atenta contra a dignidade ou até mesmo contra a integridade física de uma pessoa, vindo ameaçar seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho. 2 CONCEITO
Segundo Gamonal (2006, pag. 23 apud CANDEMIL, 2011, pag. 133) assédio moral é: “processo