ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
FACULDADE ASA DE BRUMADINHO
CURSO ADMINISTRAÇÃO
JUNIA DANIELE
PAULA AGUIAR
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
BRUMADINHO
2012
2
JUNIA DANIELE
PAULA AGUIAR
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Trabalho final apresentado à Faculdade Asa de Brumadinho como requisito parcial para obtenção de pontos na disciplina Metodologia Científica.
Prof.ª Orientadora: Teresa Barbosa
BRUMADINHO
2012
3
Dedicamos este trabalho aos nossos pais, amigos, à nossa professora Teresa Barbosa que nos apoiou e nos deu suporte para o resultado deste.
4
“O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, a oportunidade” (Victor Hugo).
5
RESUMO
O objetivo deste trabalho é avaliar as consequências do assédio moral para o assediado em organizações de trabalho. A partir da identificação da existência do assédio moral no ambiente das organizações, surge a necessidade de abordar esse fenômeno com mais detalhamento. Produto das relações de poder que se deterioram diante do desenvolvimento econômico e das exigências postuladas pelo mercado são aspectos que podem ter influenciado o assédio moral a tomar um lugar de destaque no mundo do trabalho. Para tanto, na presente pesquisa buscou-se estudar qual a implicação desse fenômeno na saúde do sujeito assediado. Utilizando a abordagem qualitativa nesta pesquisa, foi realizada análise bibliográfica a fim de se poder compreender a problemática levantada. As categorias de análise e das informações extraídas das bibliografias foram criadas após o levantamento realizado, posteriormente à seleção das bibliografias. Foi possível conceituar o assédio assim como identificar as principais decorrências para a saúde do trabalhador, dentre as quais se destacam a depressão e o estresse, podendo inclusive levar o sujeito assediado ao suicídio, fato que se caracteriza como uma violência psicológica. A