assuntos
A moral, por sua vez, pode ser conceituada como um conjunto de normas e regras que regulam as relações dos indivíduos de uma comunidade (CARVALHO, 2010). O autor classifica que a moral está ligada ao conjunto de normas que regulamenta o agir específico ou concreto das pessoas.
Porém, mesmo com conceitos bem definidos, não é tão fácil distinguir ética de moral. Para facilitar vamos ver algumas comparações esboçadas nos quadros abaixo. Tais comparações permitem que tenhamos condições de diferenciar esses dois conceitos.
A ética é algo maior e universal, enquanto a moral é menor e específica. Carvalho (2011) coloca que a ética faz parte do Serviço Social, já que ela sempre esteve associada aos princípios e valorem que organizam a sociedade e que define o que se deve fazer ou ao que é preciso ser feito.
A ética, conforme apresenta a autora, não tem como função determinar a criação de normas, mas sim questionar o acontece. É, então, uma análise da atitude do ser humano diante dos fatos que ocorrem no cotidiano: “a ética descreve, propõe, reflete a prática de condições determinadas, o melhor caminho a seguir” (p. 240).
Além disso, a ética pressupõe uma reflexão sobre a moral, ou seja, o que justifica as normas, regras, princípios e direitos de uma determinada realidade social (CARVALHO, 2011).