ASSUNTO
OBJETIVO: Separar a água do álcool
PESQUISA: O ponto de ebulição da água é 100°C e o ponto de ebulição do álcool etílico é 78°C. Se aquecermos esta mistura, o álcool ferve primeiro. No condensador, o vapor do álcool é resfriado e transformado em álcool líquido, passando para outro recipiente.
MATERIAL UTILIZADO: Lâmpada, garrafa pet ou de vidro, mangueira fina transparente, vela, rolha, fita isolante ou durepox, um recipiente (pote) e um suporte para a lâmpada.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Tiramos a parte de rosquear e toda a parte de dentro da lâmpada, fizemos um furo na garrafa para poder passar a mangueira por dentro dela, furamos a rolha e prendemos ela na mangueira e tampamos a lâmpada com a rolha e vedamos, vedamos também o furo da garrafa por onde a mangueira estava passando. Colocamos a lâmpada no suporte e embaixo da lâmpada prendemos a vela.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: No momento em que colocamos a água dentro da garrafa pet para poder resfriar o líquido que fosse passar ali, a água começou a vazar, então vedamos mais onde estava vazando até que parou de vazar, mas deixamos pouca agua na garrafa o que impediu o liquido de resfriar. Fora o problema do vazamento tudo deu muito certo, logo a lâmpada começou a esquentar e a substancia começou a ferver. No recipiente a parte saiu o álcool puro e no outro recipiente ficou a água.
CONCLUSÃO: Conseguimos concluir o objetivo que era destilar (separar) as duas substâncias.