PAME
O Plano de Auxílio Mútuo busca conjugar esforços de empresas privadas e entidades governamentais tendo como objetivo a articulação de recursos e assegurar maior eficiência e conhecimento técnico no atendimento a grandes emergências dentro da sua área de atuação.
2 CAMPO DE APLICAÇÃO
Aplica-se a todas as áreas da empresa Walter de Biasi e Outros e Usina São José da Estiva S/A. e comunidade envolvidas no raio de produção de cana-de-açúcar, onde existe o risco de ocorrer emergências que necessitem de atendimento a vítimas. Aplica-se também ao atendimento de primeiros socorros a todos os prestadores de serviço, visitantes, estagiários, fornecedores quando estiverem nas áreas da empresa.
3 EXECUTANTE
Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural - SESTR , Gerências, Supervisores de Produção, Funcionários, Socorristas, Médicos do Trabalho, Enfermeiro e Técnicos de Enfermagem do Trabalho.
Órgãos Públicos envolvidos – Policia Militar – Base Novo Horizonte SP, Corpo de Bombeiro, Pronto Socorro Municipal, Ambulância das Prefeituras de Novo Horizonte, Borborema e Urupês.
Contatos com órgãos Públicos:
Policia Militar – 190
Corpo de Bombeiro Novo Horizonte SP – 193
Pronto Socorro Novo Horizonte SP – 17 3542 - 1020
Pronto Socorro Borborema SP – 17 3266 - 1011
Pronto Socorro Urupês SP – 17 3552 – 1339
DER – 0800 05 555 10
3.1 AÇÃO DESENVOLVIDA
Avaliando o risco operacional da empresa, para execução do PAME, foi em comum acordo fazer um simulado, com um ônibus de transporte de trabalhadores rurais. Objetivando o montante de trabalhadores transportados, cerca de 40 trabalhadores. Tendo como objetivo verificar a estrutura de socorro a vitimas, capacidade de atendimento no pronto socorro, material de primeiros socorros necessários e integração entre os setores e órgãos públicos envolvidos.
4 REFERÊNCIAS
Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura,