Associação de resistores
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
PROF. MARCOS MOZART
ARTUR JOSÉ DE CAMPOS JUNIOR N°6 - 1° MEN
TÉCNICO EM MECÂNICA – PERÍODO NOTURNO
Mogi das Cruzes – SP 2012
Sumário
Sumário 2
1. Objetivo 3
2. Introdução Teórica 3
3. Materiais Utilizados 5
4. Procedimentos PráticoS 5
4.1 Resultados Obtidos 7
5. Conclusões e Comentários Finais 7
6. Referência 8
7. ANEXOS 8
8. Bibliografia 8
1. Objetivo
Saber identificar e realizar ligações em paralelo e série com resistores.Calcular e medir a resistência equivalente de uma associação de resistores.
2. Introdução Teórica
Associação de Resistores – Associação de Resistores nada mais é do que o agrupamento de vários resistores para obtenção de:
• Resistência diferente a dos resistores encontrados comercialmente.
• Divisão de Corrente
• Divisão de Tensão
Possuímos mais de uma associação de resistores, são elas:
Associação Série – Os resistores são ligados um em seguida do outro para que sua corrente seja a mesma em todos os resistores, e a tensão total se distribua entre os mesmos.
[pic]
2.1 - Circuito Série
Associação Paralela – Os resistores ficam interligados de forma que sua tensão seja a mesma, mas que a corrente seja distribuída.
[pic]
2.2 - Circuito Paralelo
Associação Mista – É a relação das duas associações, tanto a associação em série, quanto a associação em paralelo. As duas se encontram num mesmo circuito formando a associação mista. Sendo assim o cálculo resistência equivalente deve ser feito por etapas.
Resistores – São equipamentos construídos para oferecer resistência a passagem de corrente elétrica. Feitos com materiais condutores de alta resistividade, os resistores são muito utilizados na área da