Associação de resistores e ligações elétricas domésticas
Associação de resistores e ligações elétricas domésticas
Associação em série:
Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente. 
O valor da resistência equivalente é dado pela soma das resistências dos resistores que constituem a série.

Associação em paralelo:
A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma ddp. Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito. 
A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados. Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da associação.
Este valor pode ser obtido com as equações: 
Associação mista:
Uma associação mista é composta quando associamos resistores em série e em paralelo no mesmo circuito. 
Para descobrir seus valores, deve-se usar as fórmulas já conhecidas e redesenhar o circuito.
Instalações domésticas
Fios
Os fios de instalações domésticas devem ser escolhidos corretamente, pois sua função é conduzir a corrente, e se eles não fizerem isto da maneira esperada, podem ocorrer problemas de segurança e até comprometer o funcionamento dos aparelhos. Dependendo da intensidade da corrente conduzida, os fios devem ter uma espessura apropriada: maior corrente significa a necessidade de usar fios mais grossos. Um fio mais fino também significa uma dificuldade maior para a corrente passar, ou seja, uma certa resistência. Assim, se um fio for muito fino ou muito longo, ele "divide" a tensão da rede