A VIABILIDADE DO CONCRETO ARMADO
1.3 - A VIABILIDADE DO CONCRETO ARMADO:
Devido à baixa resistência à tração, procurou-se adicionar ao concreto outros materiais mais resistentes à tração, melhorando suas qualidades de resistência.
A utilização de barras de aço juntamente com o concreto, só é possível devido às seguintes razões: 1ª) Trabalho conjunto do concreto e do aço, assegurado pela aderência entre os dois materiais: Na região tracionada, onde o concreto possui resistência praticamente nula, ele sofre fissuração, tendendo a se deformar, o que graças à aderência, arrasta consigo as barras de aço forçando-as a trabalhar e consequentemente, a absorver os esforços de tração.
Nas regiões comprimidas, uma parcela de compressão poderá ser absorvida pela armadura, no caso do concreto, isoladamente, não ser capaz de absorver a totalidade dos esforços de compressão.
2ª) Os coeficientes de dilatação térmica do aço e do concreto são praticamente iguais:
- concreto: (0,9 a 1,4) x 10-5 / 0C (mais freqüente 1,0 x 10-5 / 0C)
- aço: 1,2 x 10-5 / 0C
Esta diferença de valores é insignificante.
- adota-se para o concreto armado = 1,0 x 10-5 / 0C
3ª) O concreto protege de oxidação o aço da armadura garantindo a durabilidade da estrutura: O concreto exerce dupla proteção ao aço:
- proteção física: através do cobrimento das barras protegendo-as do meio exterior
- proteção química: em ambiente alcalino que se forma durante a pega do concreto, surge uma camada quimicamente inibidora em torno da armadura
1.4 - CONCRETO ARMADO: Definição
Concreto Armado é um material de construção resultante da união do concreto simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois materiais, de tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem submetidos. Para a