Cultura Europeia
Cada pedaço da Europa tem seus costumes e tal diversidade pode gerar situações embaraçosas caso o visitante seja ignorante sobre determinada cultura. Por exemplo, na Turquia, sentar com as pernas cruzadas e apontar a sola de seus sapatos para alguém é considerado falta de respeito (o sapato é considerado sujo e nunca deve mostrar as solas para ninguém). Enquanto que na Suécia, você deve aguardar o anfitrião fazer o primeiro brinde antes de pegar no copo da bebida. Em Portugal, nunca escreva um bilhete para alguma pessoa utilizando caneta vermelha, é desrespeito.
A cultura européia pode ser melhor descrita como uma série de culturas sobrepostas, e que envolve questões de Ocidente contra Oriente e Cristianismo contra Islão. Existem várias linhas de ruptura culturais através do continente e movimentos culturais inovadores discordam uns dos outros.
Para uma caracterização dos principais eventos ocorridos na Europa pode-se destacar, principalmente, o colonialismo, a expansão imperialista, as civilizações romana e grega, o Renascimento, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e surgimento do primeiro bloco econômico do mundo, a partir dos exemplos citados fica claro perceber que a Europa foi e ainda continua sendo o palco das grandes realizações humanas.
a capital europeia da cultura;
A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objectivo a promoção de uma cidade da Europa, por um período de um ano durante o qual a cidade possui a hipótese de mostrar à Europa sua vida e desenvolvimento cultural, permitindo um melhor conhecimento mútuo entre os cidadãos da União Europeia.
Esta iniciativa começou em 1985 sob iniciativa da ministra grega Melina Mercouri, com o nome de Cidade Europeia da Cultura. Apenas uma cidade era nomeada por ano, sendo a responsabilidade da organização do evento do Estado-membro ao qual pertencia essa cidade e sucediam-se por ordem alfabética dos países. Em 1990, a o Conselho de