associativismo e cooperativismo
Mantida pela Unibalsas Educacional Ltda
CURSO: AGRONEGÓCIO
DENISE HARTMANN
DHAYANE DA SILVA MARTINS
JÉSSICA PEREIRA DE PAULA
KAMILA MIRANDA SANTOS
RAONY BARBOSA DE SOUSA
Associativismo e Cooperativismo,
Tem como objetivo mostrar a importância
De cada um, e a diferença entre eles.
Trabalho apresentado ao curso de Agronegócio da Faculdade de Balsas (UNIBALSAS).
Orientador: Núbia Micheli Zavaglia Pereira
Balsas – MA
2015
INTRODUÇÃO
Uma cooperativa é uma associação voluntária de no mínimo 20 pessoas unidas em torno de objetivos comuns de caráter econômico. Para isso, compõem uma empresa de propriedade e controle coletivo organizando a produção e comercialização de bens e serviços produzidos, dividindo benefícios materiais e sociais ocorridos das atividades e gerando renda.
O associativismo é uma organização que tem como finalidade conseguir benefícios comuns para seus associados por meio de ações coletivas, ela pode ser formada por um grupo de duas ou mais pessoas que se organizam para defender seus interesses comuns, sem fins lucrativos.
DESENVOLVIMENTO
A expressão associativismo designa por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direção, conselho fiscal) e, por outro lado, a defesa dessa prática de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns.
PRINCIPIOS DO ASSOCIATIVISMO
As associações são organizações voluntarias, aberta a todas as pessoas, sem discriminação social, racial, politica e religiosa. De ação voluntaria e livre.
As associações são democráticas, controladas pelos sócios, que participam ativamente nas suas politicas e decisões, sendo eleitos pela maioria para atender a necessidade de todos.
Os sócios contribuem de forma justa e controlam as suas