Associa O De Pilhas
Processo
Numa associação em série, duas pilhas são conectadas de forma que o pólo positivo de uma se ligue ao pólo negativo da outra e os pólos da extremidade estão livres para se conectarem ao circuito.
Em uma associação em paralelo, duas pilhas são conectadas de forma que o pólo positivo de uma se ligue ao pólo positivo da outra e o mesmo acontece com os pólos negativos. E destes pólos saem às pontas que se ligarão ao restante do circuito, como mostra a parte "Associação em paralelo" da figura abaixo.
Nesta associação, a ddp resultante da associação é igual em valor da ddp individual de cada pilha. A corrente elétrica total "it" fornecida ao circuito é dividida entre as pilhas de forma que se somando a corrente que cada pilha fornece ao circuito se tem a corrente total consumida pelo circuito.
Materiais
Fios condutores;
2 Pilhas de 1,5 V;
Uma lâmpada de 3V.
Conclusão
Concluímos que as pilhas são um dos vários tipos de geradores que podem fazer parte de circuitos elétricos. É uma idéia comum que uma bateria de tensão constante, como uma pilha, libera para qualquer tipo de circuito a mesma corrente elétrica. Ou seja, a idéia é de que uma bateria libera uma corrente constante, o que não é verdade.
Associações de Resistores
Processo
Não possuindo um suporte apropriado, prenda as pilhas sobre uma mesa com fita adesiva, de tal modo que o pólo negativo de uma esteja em contato com o positivo da outra. Prenda também com fita adesiva os fios nos pólos positivo e negativo das pilhas, ligando os fios em todos os pólos da associação de pilhas e lâmpadas.
Materiais
Fios para conexão;
Duas Pilhas de 1.5V;
Duas lâmpadas de lanterna de 1.2V ou 1.5V.
Conclusão
Concluímos que, os resistores de um circuito podem ser combinados em paralelo ou em série, porém, a corrente elétrica fornecida pela bateria é diferente nos dois casos.
Corrente Elétrica
Processo
O experimento consiste em usar vinagre como fonte de energia para um relógio digital de pulso. Esta