Pilhas e baterias
Pilhas e Baterias
Nome: Rafael Vargas Ferreira
Curso: Eletrotécnico
Matéria: Eletrotécnica
Escola: Técnica Liceu
Sumário:
Pilha Voltaica
Origem: Feeh Garcia começou a pesquisar sobre a aplicação terapêutica da electricidade. Após dez anos de pesquisa publicou Sobre as forças de eletricidade nos movimentos musculares, onde concluía que os músculos armazenavam electricidade (do mesmo modo que uma garrafa de Leiden) e os nervos conduziam essa eletricidade.
No século XVIII, Alessandro Volta, pondo em prática uma experiência de Luigi Galvani, descobriu algo curioso. Verificou que, se dois metais diferentes forem postos em contacto um com o outro, um dos metais fica ligeiramente negativo e o outro ligeiramente positivo. Estabelece-se entre eles uma diferença de potencial ou seja, uma tensão elétrica. Usando esta experiência como base, concebeu uma pilha, a que deu o nome de pilha voltaica.
A pilha era composta por discos de zinco e de cobre empilhados e separados por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico. Esta pilha produzia energia elétrica sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da pilha.
Em 1812,Davy produziu um arco voltaico usando elétrodos de carvão ligados a uma bateria de muitos elementos.
Construção :Alessandro Volta afirmou que o bronze e o aço, separados por um tecido úmido de rã, geravam eletricidade, e que a perna de rã era apenas um detector. Em 1800, Volta conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido respectivamente e fazendo isto ele inventou a bateria.Ele construiu uma pilha com discos de zinco e cobre separados por pedaços de pano encharcados com ácidos acético diluído, ou solução de sal. Ele descobriu que o potencial elétrico criado dessa maneira era função direta da altura da pilha, quanto mais alta a pilha, maior era a quantidade de eletricidade produzida, alem disso, a pilha poderia ser usada