Tecnico em eletrica
Escola: SENAI-SAMA
Disciplina: Eletricidade e Materiais Elétricos
Alunos: Jean Carlos, Sandoval Noronha, Francirlei, Cleyton.
Professor: Magno
Data: 13/03/2006
Assunto: Pilhas e baterias (construção, associação, os vários tipos).
➢ INTRODUÇÃO 1
➢ Pilhas e baterias 2
➢ Associação de Pilhas 4
➢ Objetivo 4
➢ Contexto 4
➢ Idéia do Experimento 5
➢ Montagem 7 ➢ • Montagem em Série: 7 ➢ • Montagem em Paralelo: 8
➢ TIPOS DE PILHAS 9
➢ CONCLUSÃO 11
➢ BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
Neste trabalho sobre pilhas e baterias estaremos apresentando o que elas são, como foram criadas, como são construídas, estaremos falando sobre suas associações e seus vários tipos.
Pilhas e baterias
As pilhas elétricas foram idealizadas por Alessandro Volta em 1800. A chamada pilha de Volta consta de uma sobreposição de discos de cobre e zinco, soldados dois a dois e dispostos na mesma ordem, ficando cada par separado do imediato por uma rodela de pano ou de cartão embebida em água acidulada como ácido sulfúrico.
A denominação de pilha é devida a esta disposição dos discos empilhados uns sobre os outros; Volta notou entre as placas da base e as do alto, uma diferença de potencial que dava origem a fenômenos elétricos. Este foi o ponto de partida para a construção das pilhas elétricas.
A pilha é um gerador químico, isto é, transforma energia química em energia elétrica. Entre os vários tipos de pilhas destacam-se as pilhas secas e úmida.
Pilhas secas são pilhas cujo eletrodos, zinco e carvão, estão mergulhados em uma massa de cloreto de zinco e sal amoníaco. Na pilha seca também existe MnO2 que atua como despolarizante. A ação química dessa massa sobre os eletrodos (zinco e carvão) é responsável pela liberação da energia elétrica que se obtém nos terminais da pilha. As pilhas secas também podem conter uma pasta eletrolítica de cloreto de alumínio. Os eletrodos são de zinco (negativo) e de