Assistência social na educação
O espaço do serviço social no cenário educacional ainda é pouco reconhecido, mas vem sendo gradativamente conquistado. Sabemos que o assistente social sempre marcou presença na área da educação iniciando na primeira década do século XX.
A escola, nos dias de hoje, tem se tornado um espaço importante e fundamental de atuação do assistente social, por ser ela espaço de inclusão social, garantindo a universalidade e a qualidade do seu atendimento e instância de gestão democrática, reconhecendo a importância e necessidade de viabilizar diferentes formas de participação da comunidade, em seu processo de organização e de funcionamento. Com isso uma intervenção profissional interdisciplinar poderá contribuir com a busca de novos saberes e possibilitar que as pessoas se tornem sujeitos de sua história.
Pretendemos através deste trabalho da visibilidade a atuação do serviço social, particularmente na política de educação para a comunidade escolar (diretores, professores, funcionários, alunos e famílias) para que estes adquiram conhecimento e compreendam a importância das competências e atribuições profissionais do assistente social no espaço educacional. Esclarecendo que quando falarmos no assistente social na educação nos referimos a instituição da escola.
A pesquisa do trabalho foi realizada de maneira bibliográfica e documental e a coleta de dados foi realizada por meio da entrevista com a assistente social Maria das Graças Barbosa Barros que trabalha no Centro Municipal Integrado de Educação Especial na Rua Paraiba, nº 444, no Bairro Dos Estados através de entrevista aberta mediante um roteiro, conforme anexo 01.
A fundamentação teórica deste trabalho teve como base alguns autores principais, dentre eles: ALMEIDA (2000), LOPES, NOGUEIRA: MIOTO (2006), e SANTOS, que contribuíram para entendermos o contexto histórico do serviço social na educação.
Quanto à estrutura do trabalho, está organizado no primeiro momento com a apresentação da necessidade