Assistência espiritual na pmmg
Aluno do curso de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública da Academia de polícia Militar de Minas Gerais.
1 INTRODUÇÃO
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24) – Bíblia Sagrada.
Ao estudar o serviço de assistência espiritual, independente de qualquer que seja o seu campo de aplicação, há necessidade de considerar-se o fator religião, sem o qual as conclusões ou análise a que se pretendem não seriam possíveis.
Este Artigo visa demonstrar a importância do serviço de assistência espiritual, a fim de assistir os policiais militares, que se encontrem em situação de emoções vulneráveis.
Define-se emoções vulneráveis1 a situação emocional na qual a pessoa tem a capacidade de autodeterminação reduzida, sem pleno domínio do controle emocional para permitir pensar adequadamente e, freqüentemente, manifesta ansiedade, tristeza e oscilações de humor e tendem a adiar tarefas.
A religião sempre esteve presente no cotidiano da humanidade desde seus primórdios, tal se observa no texto bíblico, registrado no livro de Gênesis, capítulo 4, versículos 4 a 7, ocasião em que mostra o prazer de Deus em “Abel e sua oferta” e o desprazer em face da oferta de Caim, parece encontrar explicação nos respectivos caracteres dos ofertantes;
“Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.” (I João 3:12) – Bíblia Sagrada.
________________________
1 A definição de emoções vulneráveis foi extraída do site www.caminhar.blogger.com.br, pesquisado em 05maio2009.
“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.” (Hebreus 11:4) – Bíblia Sagrada.
e possivelmente nos tipos de oferta