ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A MULHERES COM POSSÍVEL POTENCIALIDADE A ATEROSCLEROSE
Alan Linhares Aragão Carvalho
RESUMO. A aterosclerose representa uma das principais causa de morbidade e mortalidade após a menopausa. Sendo que a profissional de enfermagem pode exercer um papel fundamental na elaboração e colaboração de um possível diagnóstico de aterosclerose por meio dos seus conhecimentos científicos e sistemáticos de enfermagem.
PALAVRAS-CHAVES: aterosclerose; pós-menopausa; sistematização; enfermagem.
SUMMARY. The atheroscleris represents one of the main morbidade cause and mortality after the menopause. And the nursing profession can exercise a fundamental paper in the elaboration and collaboration of a possible atheroscleris diagnosis by means of its scientific and systematic knowledge of nursing.
WORD-KEYS: atheroscleris; powder-menopause;systematize; nursing.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos as doenças cardiovasculares têm sido um importante problema de saúde pública afetando uma parcela muito grande da população, tanto os do sexo feminino quanto masculino. Embora as mulheres apresentem menor prevalência dessas afecções em grupos etários mais jovens, a incidência aumenta progressivamente com o avançar da idade. De modo que, a mulher em média vive 5 a 8 anos mais que o homem, por sua vez o número absoluto de mortes relacionadas às doenças vasculares é maior no sexo feminino.
Com o avanço do campo da saúde e nas tecnologias médicas e farmacológicas permitiram, também, que ao longo dos anos, a esperança média de vida aumentasse, nos últimos séculos. De modo que, a população envelhece e surgisse um aumento de incidência de doenças em decorrência da maior idade. No passado não eram tantas mulheres que chegavam ao período da menopausa, marcado pelo cessar das menstruações. Surgiram por sua vez, doenças que são potencializadas por esse processo biológico natural, que ocorre na vida da mulher. A