OUVINDO E CRIANDO VÍNCULO: O PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM.
OUVINDO E CRIANDO VÍNCULO: O PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
Marcella Fatima Sousa Plaqui
Resumo: O artigo trata-se de um Projeto Terapêutico Singular – PTS, realizado com um paciente residente na cidade de Sobradinho DF, realizado durante aulas de TCC do dia 02 de Abril a 30 de Maio de 2014. O objetivo deste foi dar suporte de enfermagem ao paciente estudado com maiores demandas terapêuticas e estabelecer intervinculação com a equipe de referência. A metodologia compreende seis etapas: discussão com os profissionais para escolha do paciente, visita domiciliar a família escolhida visando consentimento informado, coleta de dados, visita e discussão com familiares do sujeito escolhido sobre dados coletados, discussão com equipe referência e finalização do PTS com apresentação aos colegas. Os dados obtidos contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem, e para nossa formação acadêmica, principalmente para sistematização da assistência de enfermagem e visão crítica- reflexiva no processo de cuidar.
Palavras Chaves: Consulta de Enfermagem, Projeto Terapêutico Singular e SAE.
1-Introdução.
O presente trata-se de um estudo de cunho acadêmico, realizado durante o período de aulas de TCC, desenvolvido especificamente no Hospital Regional de Sobradinho, no período compreendido de 02 de Abril a 30 de Maio de 2014.
Teve como objetivo a realização de um Projeto Terapêutico Singular – PTS, compreendido dentro da Sistematização da Assistência da Enfermagem – SAE, instrumento que serve para avaliação da disciplina TCC. Além de atender as exigências do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Superior que institui as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem que ressalta que o estágio curricular é obrigatório para formação do enfermeiro, apontamento contido na Resolução nº 3, de 07 de novembro de 2001.
Entendemos que o estágio perpassa pela