ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS COM
ICTERÍCIA NEONATAL
Resumo: Este trabalho tem por objetivo destacar a importância do atendimento imediato de enfermagem as crianças portadoras de icterícia neonatal. A icterícia é um sinal referente á coloração amarelada da pele, escleras e mucosas, devido á impregnação dos tecidos por bilirrubina, a qual se encontra em níveis elevados no sangue ( hiperbilirrubinemia). A icterícia é uma das alterações mais frequentes tanto em recém-nascidos a termo quanto prematuros. Se a icterícia acentuar-se exigira tratamento, com fototerapia, onde as luzes convertem a bilirrubina pela foto isomerização em lumirrubina, sendo eliminada nas fezes.
Torna-se evidente o trabalho do enfermeiro no cuidar do recém-nascido com presteza e precisão, que além da técnica, fortalece o vinculo entre pais e filhos servindo de apoio durante o tratamento.
Palavras chaves: Icterícia, recém-nascidos, enfermeiro, fototerapia.
INTRODUÇÃO:
A hiperbilirrubina é a patologia mais frequente no período neonatal. Estima-se que cerca de 60% dos recém-nascidos desenvolvem níveis séricos de bilirrubina superior a 5mg%.Sua etiologia é, na maioria das vezes, multifatorial, e o tratamento dependerá do tipo e da intensidade da icterícia.
A história neonatal deve ser investigada cuidadosamente. Verifique se o recém-nascido já eliminou mecônio, se esta eliminação foi precoce ou tardia. Caso o recém-nascido esteja sendo amamentado no seio, verifique se a mãe está tendo problemas com a amamentação e se o recém-nascido está sugando com frequência. Geralmente, mães submetidas a cesárea são mantidas afastadas de seus recém-nascidos, e a sucção do seio é infrequente nos primeiros dias após o parto.
Dentro das condições normais, o organismo humano produz diariamente grandes quantidades de eritrócitos, que juntamente com outras substâncias irão formar o sangue, promovendo a funcionalidade dos diversos sistemas, órgãos e células presentes no